Das doenças que atingem as articulações a artrose e a artrite reumatóide são as mais comuns.

Por Dra Roberta Gelás – Clínica geral Acesso Saúde

Na artrite reumatóide o sistema imunológico ataca  os tecidos moles que revestem as articulações  e afeta as mulheres numa proporção 2 a 3 vezes maior que os homens e na artrose ocorre um desgaste natural das articulações que pode ser acelerado por algumas situações como excesso de atividades físicas  e sobrepeso, atinge aproximadamente 10 milhões de brasileiros, principalmente acima dos 41 anos porém tem aumentado os casos de surgimento de casos na faixa dos 30 anos.

Falaremos da artrose que é a mais comum.

Atingimos o auge do nosso desenvolvimento músculo esquelético aos 28 anos e após isso se inicia um processo silencioso de desgaste articular.

Se submetermos nossas articulações a um estresse como acontece em esportes de nível competitivo  ou traumas este processo pode ser ainda mais precoce.

A cartilagem hialina , que desempenha nas articulações uma função de amortecimento e elasticidade possui uma composição própria, entre elas a água e os colágenos. Existe um equilíbrio entre a formação e degradação desses elementos  e o responsável por isso são os condrócitos . A INGESTÃO DE COLÁGENO TIPO II SERVIRIA COMO NUTRIENTE DO CONDRÓCITO O QUE AUXILIARIA SEM DÚVIDA A SUA ATIVIDADE DE AUXÍLIO NA FORMAÇÃO EM DETRIMENTO DA DEGRADAÇÃO.

SINTOMAS

Dor nas articulações

Rigidez e diminuição da mobilidade articular

Perda da flexibilidade

Rangidos e estalos nas articulações

Inchaço quando há inflamação

TRATAMENTO

Uso de analgésicos e anti-inflamatórios

Mudanças nos hábitos de vida- perda de peso, atividades físicas sem excesso, fisioterapias

Ingestão de colágenos

ARTRITE REUMATÓIDE E ARTROSE SÃO DOENÇAS DISTINTAS, PORÉM ESTÃO DIRETAMENTE RELACIONADAS POIS A ARTRITE PROVOCA DESGASTE OU DESTRUIÇÃO DA CARTILAGEM E COM ISSO OS OSSOS ENTRAM EM CONTATO UM COM O OUTRO PROVOCANDO A ARTROSE 

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *